FOTO: Reprodução

Notícias | 01.07.16 | 1 Comentário

Aplicativo que mostra como reduzir desperdício ganha versão em português

O aplicativo FoodKeeper, lançado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em conjunto com a Universidade de Cornell e o Food Marketing Institute, está disponível para download em português nas versões para Android e Apple. A ferramenta para dispositivos móveis ajuda os consumidores a compreender como diferentes métodos de armazenagem afetam o prazo de validade dos produtos alimentícios e orienta o usuário sobre o preparo seguro dos alimentos.

A ideia de oferecer uma versão em português surgiu a partir de convite feito pelo diretor de Segurança dos Alimentos do USDA, Christopher Bernstein, à Secretaria de Comunicação (Secom) da Embrapa. “Estamos felizes em disponibilizar a nova versão do FoodKeeper também em português. Iremos divulgar na imprensa e promovê-lo nas contas do USDA no Twitter e Facebook”, salienta Bernstein.

Dentre as funcionalidades do FoodKeeper, o usuário pode inserir no calendário o dia em que acondicionou na geladeira determinado alimento. Quando o prazo para consumo recomendado estiver no limite, o aplicativo irá emitir uma mensagem para lembrá-lo.

Configurações de idioma e temperatura
Se o telefone celular estiver configurado para o português, o aplicativo já será baixado automaticamente no idioma. Caso não abra automaticamente em português, o usuário deve clicar no ícone “i” e acessar as configurações para alterar o idioma. Além de português e inglês, a nova versão também está disponível em espanhol, para alcançar um maior número de usuários. Por meio das “Unidades de medida” nas configurações, também pode ser alterada a escala de temperatura de Fahrenheit (F°) para Celsius (C°).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A nova versão do FoodKeeper faz parte do “Food waste challenge”, desafio lançado pelo governo de Barack Obama para cumprir a meta de redução do desperdício estabelecida durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Reduzir pela metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos nas outras etapas da cadeia agroalimentar é um dos 17 objetivos que compõem a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O programa governamental americano para redução das perdas e do desperdício de alimentos inclui parcerias com varejistas, indústria e ONGs, e prevê investimentos de US$ 90 milhões em campanhas de educação nutricional. De acordo com o USDA, os Estados Unidos desperdiçam 40% da produção agropecuária, e 31% das terras agricultáveis do país são ocupadas para produzir alimentos que nunca serão consumidos.

FONTE: EMBRAPA- Notícias

1 Comentário

Bem haja essa iniciava.
Tudo que serve a nossa causa é útil.

Jorge

02/07/2016

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.