Rio São Francisco pede socorro

DESTAQUE | 07.05.15 | Nenhum Comentário

Demanda por água crescerá 55% no mundo !

Demanda por água disparará 55% entre a população mundial em 2050. O planeta irá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento em 2030 , alerta FAO.


Para a abastecer com água a população global de nove bilhões de pessoas em 2050, o contínuo consumo excessivo e o impacto das alterações climáticas vão diminuir a sua disponibilidade em muitas regiões mais carentes do planeta, de acordo com novo relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU (FAO).

 O relatório intitulado Rumo a um futuro seguro com água e comida pede que as políticas governamentais e investimentos públicos e privados assegurem que o cultivo de alimentos, a pecuária e a pesca sejam produzidos de forma sustentável a fim de garantir a proteção dos recursos hídricos.

Sem essas medidas, adverte o relatório, os esforços para reduzir a pobreza, aumentar a renda e garantir a segurança alimentar em muitos países em desenvolvimento se tornará cada vez mais difícil.

De acordo com a UNESCO, o planeta irá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água em 2030, a menos que a comunidade internacional melhore “dramaticamente” o gerenciamento do abastecimento de água. A demanda por água deve disparar em 55% em 2050, enquanto 20% das águas subterrâneas do planeta já estão superexploradas.

“Os recursos hídricos  já estão sob pressão pela crescente demanda de múltiplos usos, exacerbados pela má gestão, as capacidades inadequadas e falta de investimento “, disse a Diretora-Geral Adjunta de Recursos Naturais da FAO , Maria Helena Semedo.

“Este é um momento oportuno para voltar a visitar as nossas políticas públicas, quadros de investimento, estruturas de governança e instituições “,  concluiu Semedo . “Estamos entrando na era do desenvolvimento pós-2015 e devemos marcá-lo com  compromissos sólidos.”

FONTE: ONU

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.