Brasileira cria aplicativo para irrigação e ganha bolsa em universidade da Nasa

Notícias | 21.04.15 | Nenhum Comentário

Brasileira cria aplicativo para irrigação e ganha bolsa em universidade da Nasa

Mineira de 23 anos criou aplicativo para tornar plantações ‘inteligentes’. Tecnologia reduz em até 60% consumo de água na irrigação

Criada na fazenda do pai, Mariana desenvolveu em 2014 o Agrosmart, um aplicativo que promete tornar as plantações “mais inteligentes”.

A tecnologia utiliza sensores espalhados pelo campo, que avaliam a umidade do solo e a presença de pragas, entre outros parâmetros. Esses dados são interpretados pelo aplicativo, que indica ao agricultor os intervalos de irrigação e outras variáveis em tempo real.

Mariana afirma que, além da economia de água, o aplicativo também gera economia de energia elétrica e aumento da produtividade. Por enquanto, o Agrosmart está sendo usado em duas fazendas de Minas Gerais, como teste. Em maio deve começar sua comercialização.

Residindo em Itajubá (MG), Mariana foi selecionada entre mais de 500 pessoas para representar o Brasil como bolsista na Singularity University. A instituição, que funciona em um centro de pesquisa da Nasa, no Vale do Silício,  Califórnia, selecionou empreendedores de 19 países para seu programa de imersão “Call to Innovation”.

FONTE : Flávia Mantovani . Portal G1, em São Paulo
Matéria completa


Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.