2014 foi o ano mais quente já registrado na Terra

DESTAQUE | 24.01.15 | Nenhum Comentário

2014 foi o ano mais quente já registrado na Terra

Em uma análise de dados brutos, estudo lançado no dia 16 de janeiro de 2015 por cientistas da NASA e NOAA mostra que 2014 foi o ano mais quente já registrado na superfície terrestre.

De acordo com duas análises realizadas a partir da medição da temperatura da superfície terrestre,  realizadas por cientistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA (GISS) e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA),  o ano de 2014 foi classificado como o ano mais quente desde 1880.

As análises mostram que os 10 anos mais quentes já registrados ocorreram depois do ano 2000.

Segundo John Grunsfeld, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA , a tendência observada de aquecimento de longo prazo e o ranking de 2014 como o ano mais quente já registrado reforça a importância  de estudar a Terra como um sistema completo, e compreender o papel e os impactos da atividade humana.

A temperatura média global aumentou cerca de 0,8 °C desde 1880,

sendo que a maior parte deste aquecimento ocorreu durante as últimas três ou quatro décadas.

A análise do laboratório da NASA, o GISS, incorpora medidas de temperatura de superfície de 6.300 estações meteorológicas, observações navais da temperatura da superfície do mar e as medidas de temperatura realizadas em estações de pesquisa da Antártida.

Estes dados brutos são analisados usando um algoritmo que leva em conta o espaçamento variado de estações de temperatura em todo o mundo e os efeitos de aquecimento urbano que poderiam distorcer o cálculo.

O vídeo acima mostra uma série temporal de médias da temperatura global, mapeadas desde 1880 até 2014. É possível acessar o conjunto de medições de temperatura de 2014. A metodologia utilizada para fazer o cálculo da temperatura está disponível aqui.

Fonte: Global Climate Change – NASA

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.