Ranking Universitário da Folha de São Paulo

Notícias | 09.09.13 | Nenhum Comentário

Sul-Sudeste tem 19 das 25 melhores universidades do Brasil

As regiões Sul-Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país. São Paulo aparece à frente, com cinco instituições, seguido por Rio de Janeiro (quatro), Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (três cada) e Santa Catarina (uma). O Nordeste tem quatro (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco) e o Centro-Oeste, duas (Goiás e Distrito Federal).

USP, UFRJ e UFMG encabeçam o ranking. A região Norte não aparece no grupo principal.

Essa radiografia regionalizada do ensino superior brasileiro emerge da edição 2013 do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), classificando as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação.

A título de comparação, a nota média do grupo de elite do RUF (86,79) é 27% superior à média das 25 instituições que vêm a seguir no ranking de universidades (68,40).

AS DEZ MELHORES

USP SP
UFRJ RJ
UFMG MG
UFRGS RS
Unicamp SP
Unesp SP
UFSC SC
UnB DF
UFPR PR
10º UFPE PE

No total, são avaliados 5 indicadores, subdivididos em 16 subindicadores, que geram rankings independentes e podem ser consultados separadamente .

É na área de graduação que está a maior novidade deste ano: o ranking de ensino, uma análise extensiva inédita dos indicadores dos cursos ministrados em 2.358 instituições. Outra novidade do RUF 2013 é a criação do ranking de internacionalização, liderado na estreia pela Universidade Federal do ABC

Ranking Geral


Matéria Completa – Folha de São Paulo

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.