Alerta sobre a água marca Dia da Biodiversidade

Notícias | 22.05.13 | Nenhum Comentário

Alerta sobre a água marca Dia da Biodiversidade

22 de maio marcou o Dia Internacional da Biodiversidade. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon proferiu um discurso na terça-feira (21) destacando o papel importante da biodiversidade na proteção dos recursos hídricos. Ele apelou a que seja incluído no planejamento urbanístico o conceito de ecologia.

Em dezembro de 2000, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o dia 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade, para promover um conjunto de reflexões sobre a importância da diversidade biológica e a necessidade de protegê-la e, comemorar a adoção do texto da Convenção da Diversidade Biológica (Conventionon Biological Diversity) aprovado aos 22 de maio de 1992.

Neste ano, o tema é bastante convidativo e preponderante: “Água e Biodiversidade”. A temática proposta ganha reforço coma instituição do  “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, declarado, também, pela ONU. O objetivo deste ano temático é o de debater a água sob a ótica dos desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços pensados no âmbito público e privado.

Ban Ki-moon apontou que com o esforço realizado para concretizar as metas do Milênio, está na mesa de discussão o tema sobre proteção dos recursos hídricos, e a manutenção da biodiversidade. Ele chama a atenção para a influência da biodiversidade e do ambiente ecológico na qualidade das águas.

Ao lançar a água como tema do Dia Internacional da Biodiversidade e, também, instituir o Ano Internacional de Cooperação pela Água, a ONU visa suscitar um debate que deve incomodar, por ser essencial à vida, tanto as altas cúpulas políticas, quanto o ambiente doméstico. É, sem dúvida, um dos temas mais inquietantes, preocupantes e por isso, urgentes.

Trata-se, portanto, de um dos primeiros e sempre recorrentes temas da tese sustentabilidade. Deste modo, não se pode discutir qualquer que seja a temática ambiental, econômica ou social sem se esbarrar, direta ou indiretamente, com a questão da água.

O secretário-geral da ONU espera que a adesão dos conceitos ecológicos na construção da cidade possa relaxar os efeitos da utilização das águas causados pela expansão rápida das cidades.

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.