Mestrado em Recursos HA�dricos

Notícias | 10.04.13 | Nenhum Comentário

TA�tulos de mestrado concedidos no Brasil cresce em mA�dia 11% ao ano

O nA?mero de tA�tulos de mestrado concedidos no Brasil cresce em mA�dia 11% ao ano . Em 14 anos, o quantitativo de novos mestres quase quadruplicou: passou de 10.389, em 1996, para 38.800, em 2009, um acumulado de 273,5% de crescimento.

A� o que mostra estudo lanA�ado pelo Centro de GestA?o e Estudos EstratA�gicos (CGEE), organizaA�A?o social supervisionada pelo MinistA�rio da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o (MCTI).

A publicaA�A?oA�Mestres 2012: Demografia da Base TA�cnico-CientA�fica BrasileiraA�buscou aprofundar os conhecimentos sobre formaA�A?o, emprego e caracterA�sticas demogrA?ficas dos mestres brasileiros. Apresenta um amplo conjunto de estatA�sticas geradas a partir do cruzamento das bases de dados do Coleta Capes a�� 1996-2009 (Capes), da RelaA�A?o Anual de InformaA�A�es Sociais (Rais) 2009 (MTE) e do Censo DemogrA?fico 2010 (IBGE).

Entre os aspectos positivos, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, destacou a velocidade e a capacidade do sistema em atender as demandas da sociedade e da economia, com a criaA�A?o de cursos de mestrado em diversas A?reas, inclusive, com novas modalidades, como o mestrado profissional. Ele tambA�m ressaltou o fato de essa formaA�A?o estar se estendendo para outras regiA�es do paA�s fora do circuito Sudeste e Sul. a�?Estamos abrindo o leque, isso A� muito importantea�?, avaliou.

No perA�odo 1996-2009, apenas o Sudeste, que possuA�a mais de 62% do total de programas de mestrado no inA�cio, cresceu menos do que a mA�dia brasileira. O crescimento dessa regiA?o nos 14 anos avaliados, de 82%, foi muito menor do que a mA�dia nacional, que foi de 126%. As demais regiA�es apresentaram taxas de crescimento significativamente mais elevadas: Nordeste, 179%; Sul, 184%; Centro-Oeste, 233%; e Norte, 341%.

PolA�ticas de expansA?o

Na avaliaA�A?o do consultor do trabalho, Eduardo Viotti, o aumento do nA?mero de mestres no paA�s A� resultado de polA�ticas adotadas pela expansA?o da pA?s-graduaA�A?o, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq/MCTI) e da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes/MEC), aliado ao fenA?meno do crescimento significativo da oferta de cursos pelas universidades particulares. Em 1996, essas instituiA�A�es foram responsA?veis por apenas 13,3% dos tA�tulos de mestrado. Em 2009, elas jA? respondiam por 22,4% do total.

a�?A� verdade que estas instituiA�A�es se dedicam mais a determinadas A?reas do conhecimento, especialmente as A?reas sociais e humanas, e pouco a A?reas como as engenharias, a fA�sica e a matemA?ticaa�?, comentou Viotti. a�?Mas A� uma contribuiA�A?o muito importante.a�?

O levantamento A� uma extensA?o da publicaA�A?oA�Doutores 2010, lanA�ada durante a 4A? ConferA?ncia Nacional de CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o. O processo envolveu a CoordenaA�A?o-Geral de Indicadores do MCTI e o CNPq.

a�?A� um trabalho muito rico e importante, que nos permite trabalhar no perfil e na formaA�A?o dos novos mestres e de acordo com a necessidade do paA�s, como uma ferramenta de fortalecimento de polA�ticas pA?blicasa�?, afirmou a representante da Secretaria Executiva do MCTI, Ana LA?cia Assad, na solenidade de lanA�amento. O evento teve a participaA�A?o do presidente da Capes, Jorge Almeida GuimarA?es, e do diretor de CiA?ncias AgrA?rias, BiolA?gicas e da SaA?de do CNPq, Paulo BeirA?o.

A�por Denise Coelho a�� Ascom do MCTI A�

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