Sergipe tem projeto aprovado no Programa Petrobras Ambiental

Notícias | 18.04.13 | 4 Comentários

Sergipe tem projeto aprovado no Programa Petrobras Ambiental

Dos 738  projetos recebidos pela PETROBRAS de todas as regiões do país, 46 foram selecionados, sendo 01 no Estado de Sergipe.

Em uma ação conjunta entre o Grupo de Pesquisa Acqua ,da Universidade Federal de Sergipe,  com o Parque Tecnológico de Sergipe, SergipeTec, o projeto intitulado “Águas do São Francisco” foi o único selecionado em Sergipe pela Petrobras em seu programa nacional.

Sob a coordenação dos Professores Doutores Antenor de Oliveira Aguiar Netto,  Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas, Carlos Alexandre Borges Garcia, Gregório Guirado Faccioli, Inajá Francisco de Sousa, Laura Jane Gomes, Maria Izidória Silva Gonzaga e Robério Anastácio Ferreira, da Universidade Federal de Sergipe, e do Prof. Dr. Marcos Wandir Nery Lobão, presidente do SERGIPETec, o projeto deverá envolver mais de 30 pesquisadores e especialistas da área , além de acadêmicos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Sergipe,  com prazo de execução de 24 meses.

Tem-se como objetivo principal a recuperação de áreas degradadas das bacias hidrográficas do rio Jacaré-Curituba e  Betume, na região do Baixo São Francisco, promovendo a educação ambiental entre os irrigantes, assentados e comunidade ribeirinha, garantindo a regularização da produção de água através do equilíbrio ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

O Programa Petrobras Ambiental 2012 teve como tema “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”. Seu objetivo é apoiar iniciativas capazes de reduzir os riscos de destruição de espécies e habitats aquáticos ameaçados, melhorar a qualidade dos corpos hídricos e contribuir para fixação de carbono e emissões evitadas de gases causadores do efeito estufa.

Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência do processo, a Petrobras realiza seleções públicas nacionais a cada dois anos.

No total, foram destinados R$ 102 milhões a projetos que contribuam para a conservação e preservação dos recursos ambientais e que atendam a uma das três linhas de atuação:

• Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos;

• Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce;

• Fixação de carbono e emissões evitadas.

A Seleção Pública 2012 do Programa Petrobras Ambiental reforça, mais uma vez, o compromisso da companhia em contribuir para a preservação ambiental no Brasil.

 

O resultado completo pode ser acessado no link : http://ppa2012.blogspetrobras.com.br/resultado/

4 Comentários

Parabéns a todos, estou muito orgulhosa por participar desse grupo!

Roseanne

19/04/2013

Parabéns grupo acqua! Agora é arregaçar as mangas em prol dos recursos hidricos, meio ambiente e a sociedade no geral.

Aldjane Moura

21/04/2013

Parabéns ao Grupo Acqua por mais esta conquista

Marinoé Gonzaga

24/04/2013

Parabéns ao Grupo Acqua, através de sua representação do mais alto nível, pela largo passo no sentido de carrear recursos em favor dos recursos Hídricos do nosso Sergipe que sem dúvida trarão resultados impactantes nas áreas sócio econômicas e ambientais das bacias hidrográficas do rio Jacaré-Curituba e Betume, na região do Baixo São Francisco, promovendo a educação ambiental entre os irrigantes, assentados e comunidade ribeirinha, garantindo a regularização da produção de água através do equilíbrio ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Sinto orgulho de fazer parte de um grupo de alto nível mesmo que de forma pálida, mas com entusiasmo, recebo com isso um grande estímulo em ver os meus mestres mergulhados numa causa que é motivo de grande orgulho e valia para o desenvolvimento sustentável de nossa hidrografia.

José Glaucenir

10/11/2013

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.