SECA NORDESTE

Notícias | 09.04.13 | 28 Comentários

Pior seca no nordeste brasileiro confirma estatísticas da ONU sobre escassez

O nordeste brasileiro enfrenta em 2013 a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (8) pelo Governo brasileiro. A seca deste ano já é pior do que a do ano passado, também recorde.

Essa realidade, no entanto, não é isolada. A previsão das Nações Unidas é de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água.

“Já identificamos a tendência de que as temperaturas se elevam no mundo acima do normal. Em novembro de 2012 tivemos o mês de número trezentos e trinta e três em que as temperaturas subiram, seguidamente, acima do normal no século”, diz a Chefe da Equipe de Apoio da ONU sobre Mudança Climática, Marcela Main.

Ela acrescenta que se trata de um problema que ocorre em todos os lugares, sejam países pobres ou ricos. Nos Estados Unidos, 2012 foi considerado o ano mais quente já registrado, enquanto na região do Sahel, na África, repetidas secas causam a escassez de alimentos. “É uma questão para a comida, para a água, para a segurança, para a energia, para tudo”, diz a pesquisadora.

As secas têm afetado principalmente as regiões do Chifre de África e do Sahel, EUA, México, Brasil, partes da China e da Índia, Rússia e o sudeste da Europa. Além disso, 168 países afirmam ser afetados pela desertificação, um processo de degradação do solo em terras secas que afeta a produção de alimentos e é agravado pela seca.

Desde 1950, terras secas aumentaram quase 2% em todo o mundo por década, segundo dados de um declaração conjunta, feita em março deste ano, pelos chefes da Organização Meteorológica Mundial (OMM), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).

FONTE : ONU BRASIL

28 Comentários

S.O.S caatinga…Moro no município de Irecê Bahia, sede e povoados, passou por um longo período de desmatamento se estudos técnicos. Como resultado 97% do seu território se encontra em elevado estágio de degradação e 15% com significativas ameaças de desertificação. Com isso também ficam prejudicados a absorção de gás carbônico e a oxigenação do espaço, ocasionando danos a saúde em função da poluição do ar. Outro agravante é que o desmatamento gera redução da frequências das chuvas e o alongamento do período de estiagem. OBJETIVO a construção da um viveiro para produção de mudas nativas e da caatinga.(mas não tenho condição financeira.aqui temos solos férteis areno-argiloso com bom teor de matéria orgânica bem arejados Ph em torno de 6.0 na área tem um reservatório de 160 mil litros de água mas uma barragem de captação de água da chuva. Tenho capacitação técnicas e agricultores sobre a coleta de sementes, produção de especies florestais e técnicas em redução de áreas degradadas pela Universidade de Brasilia Curso de Gestão Ambiental SENAR 2009. I Curso Gestão de Riso e Eventos Populares Defesa Civil Bahia

Paulo Cezar Barreto de Souza

17/04/2013

é ne vamos colabora com isso minha gente tenha pelomenos um pingo de conciençia.
preseve a /ÁGUA/

matheus

25/04/2013

Gostaria de deixar meu comentário, talvez não esteja entendendo a situação, mas ao invés de ficar divulgando sobre a seca, porque não fazem silo para o gado com capim de outros estados, em Minas Gerais, por exemplo temos vários lugares que depois da chuva estão cheios de capim. Sempre vejo pessoas que criam cavalos cortando esses capins que estão em locais como por exemplo estradas, fazendas, loteamentos inabitáveis, etc, para dar seus animais, basta o governo investir um pouco mais, ao invés de pagar milhões a jogadores de futebol, gastar dinheiro com obras inacabadas, pagar menos aos políticos…., se um trabalhador vive com tão pouco sustentando família e os filhos não morrem de fome, porque não ajudar esse povo sofrido. Outra saída é fazer campanha constante para alimentar essas pessoas, já que somos brasileiros injustiçados e solidários, penso que não vamos deixar nossos irmão desamparados.

Rosimeire

25/04/2013

Vejo pela tv o que era açude cheio de troncos de arvores carcaças de gado, porque os nordestinos não se unem e limpem o que era açude tentem afundar o maximo que puderem, tirando a terra e aumentando a altura pois o que era açude já esta muito atulhado.

Jose Carlos Guerreiro

25/04/2013

Creio que as maquinas q a Dilma disse q mandaria para o Nordeste seria para fazer açude limpar o seja la o q for mas se o povo esperar por isso pode continuar na mesma. Acho q a melhor solução e o povo se mobilizar e tentar afundar os açudes se por ventura um dia chuver vai acumular água por mais tempo

[email protected]

25/04/2013

É INACREDITÁVEL COMO EXISTEM PESSOAS QUE TRANFEREM OS PROBLEMAS QUE DEVEM E PODEM SER RESOLVIDOS PELAS AUTORIDADES PARA O SIMPLES AGRICULTOR!!!MAS FAZER O QUÊ?OPINIÃO É OPINIÃO.DEVEMOS TIRAR LIÇÃO DISSO E FAZERMOS CAMPANHAS PARA AJUDÁ-LOS,TALVEZ ALIVIARIA COM MANTIMENTOS!!!A PARTIR DE AMANHÃ,PASSARÁ REPORTAGENS DURANTE A SEMANA,A RESPEITO DESTE PROBLEMA QUE ASSOLA REGIÕES DO NOSSO QUERIDO NORDESTE,NO JORNAL DA RECORD,MEU DEUS,É DE “CORTAR O CORAÇÃO”!!!AQUI NO RN,EM ALGUNS LUGARES,TEM CHOVIDO,GRAÇAS A DEUS!!!!!!DEUS TENHA PIEDADE E MISERICÓRDIA PARA QUE ESTE QUADRO NÃO SE AGRAVE!!AMÉM!!!!

Emília

28/04/2013

Eu so digo uma coisa a natureza nunca esquece o que fazemos contra ela isso e o resultado da nossa ingnorancia contra anatureza e digo so mais uma coisa isso so e o comeco me digam uma coisa como a atmosfera pode reservar umidade se nao temos mais nehuma arvores na bahia por exemplo voces destroem tudo para a producao de carne, aluminio e concreto entao so digo mais uma coisa bom proveito com os proximos anos se cada um de nos tivesse consiencia de plantar pelo menos uma arvore na sua vida esta situacao nao seria tao agravante.
que pena que os brasileiros sao povo ingnorante 🙂

jo santos

28/04/2013

essa seca foi forte em temos que respeitar a natureza

diego augusto

29/04/2013

isso e uma brincadeira de mal gosto deixar o meu povo do amado nordeste morrer de sede e os politicos da regiao brigando pele dinheiro que a presidenta liberou monte de canalhas

srl

29/04/2013

éssa historia do nordeste é mt triste

giovanna

30/04/2013

Onde foi parar a solidariedade? É horrivel ver um país maravilhoso sendo destruído aos poucos por nós mesmos.Vamos respeitar nosso lar!

Vanessa Marques

30/04/2013

ola.. até quando nos brasileiros, vamos ter q sofrer com esta situação, de ver o nosso povo do sertão, os nossos animais do campo morrer a mingua, sem a agua do rio q seca, sem a agua da chuva que não cai, sem a planta que não nasce, sem o emprego que não tem, até porque a unica coisa que estes irmãos saber fazer é plantar para nós da cidade não passar fome,
Até quando,,, até vamos ter que conviver com governantes que não governam nada, até quando vamos conviver com juizes que nada enxergam, em prol de poderes e jogadas politicas, enquanto uma mafia domina o pais, outra domina o futebol, a saude no pais esta um caos, assim como a segurança, a nossa propria policia ninguem mais confia, vivemos totalmente em um pais sem lei, onde quem manda é quem pode mais, se sou pequeno sou condenado, se sou grandão sou inocente, a cada dia somos iludidos com planos que nunca favoreceram os mais necessitados. com aumento de salarios que nunca existiram. porque tudo ja haviam subido de preço. tudo é apenas uma mera ilusão.
Que pais é este, que nos da uma liberdade muito limitada, nos da um direito de greve até um juiz dar um canetaço e decreta-la ilegal em prol dos tubarões, que pais é este que não educa seu povo, que pais é este que não apoia nossos grandes talentos,, e tudo isto serve de alimento para os corvos da midia televisiva e radiofusão, porque se não tiver, massacre seja ela praticada pelo proprio ser humano ou pela natureza, não serve para eles, não da audiencia, não enche suas contas bancarias. DEUS ABENÇOE A TODOS VOCES POVO DO SERTÃO, PORQUE ESTE É O PAIS QUE NOS VIVEMOS, E AINDA TEMOS QUE DIZER, ” EU AMO MEU PAIS” AINDA TEMOS QUE JURAR UMA BANDEIRA, E NUNCA SABEREMOS PORQUE. EU AMO ESTE POVO DO SERTÃO.

luis fernando

30/04/2013

EU REALMENTE FICO PREOCUPADO COM O QUE OCORRE NO NORDESTE PORQUE EU JA-
PASSEI POR ISTO É DOIDO VOCÊ VER O QUE VOCÊ TEM SE ACABANDO SEM VOCÊ PODER
FAZER MAIS NADA EU COMO NORDESTINO ME SINTO TRISTE TAMBEM SO DEUS PARA TER
DÓ DESTES POVOS SOFRIDOS.,

ROMAO

01/05/2013

VAMOS COMECAR A AGIR COMECAREMOS A ORAR NUMA CORRENTE DE ORACAO ,TOTOS OS DIAS AS 6;00 DA MANHA E AS 6; DA TARDE CATOLICOS ,EVANJELICOS TODOS UNIDOS POR UM PROPOSITO ,AJUDAR NOSSOS IRMAOS PEDINDO PRIMEIARMENTE CHUVA PARA NOSSO DEUS E TAMBEM VAMOS AJUDAR COM ALIMENTOS VAMOS NOS MOBILIZAR E FORMAR UMA REDE DE AJUDA ESTOU DISPOSTO A COMPARTILHAR

NELSON

02/05/2013

BRASIL, País de politicos corruptos não tem solução pois estes canalhas tiram proveito da miséria, por isso é que não resolvem nada.Os poços artesianos só estão nas propriedades de quem pode mais e o pbre que pecisa se lasca.Se cada propriedade por mais pequena que seja fossem construida um açude encimentado de 30m x 30m x 1,50m de altura acumularia 1.350.000. Pode até ser uma bobagem fazer estas contas mas, é a realidade com um mês de salário dos deputados estaduais e federais mais 15% dos salaŕios dos acessores engeral, vereadores e prefeitos. Faremos uma hipotese que seja gasto somente 35.ooo reais vezes fazendo de conta que seja somente seiscentos já acumula 21.000.000( vinte e um milhões de reais, somando mais 30.000.000 dos 115% dos acessores de prefeitos,deputados, vereadores e prefeitos, esta arrecadação vai para 51.000.000 (ciquenta e um milhões de reais). Veja cada piscinão deste custa em média 60.000 mil reais. ( 51.000.000/60.000 = 850 piscinões) todo ano construindo com o décimo terceiro e um mais mês de salario dos safados dá 1700 piscinões/ano em lugares estratégicos onde poderão coletar aguas da chuva leva muito tempo para gastar esta agua toda. Só basta amor no pŕoximo e dentro de 10 a 15 anos resolve a maior parte da seca.basta implatar dentro das cidades coletando do telhado e seguindo nas propriedades rurais. Sem contar que cada morador pode ir acumulando aos poucos e todo brasileiro assalariado por pouco que recebe mensal faça uma corrente unificada em prol da vida.

Pedro bonfim

03/05/2013

A região nordeste sofre tanto no período da estiagem porque as vezes nos agricultores não temos a pratica de conviver com nossa região que é semiárida uma região de períodos chuvosos e de períodos de chuvas escassas todos nos sabemos que a seca e uma realidade em nossa região porem ainda não aprendemos a conviver com essas situações
passa ano e chega ano entra políticos e sai políticos que se dizem do lado do povo e nada é feito por essas pessoas que vive sofrendo os efeitos da seca em nossa região. nos não queremos assistencialismo queremos apoio e politicas publicas que venham beneficiar a nossa região o nosso povo ajudando os a conviver com o semiárido brasileiro

Anderson Francklin

07/05/2013

Só nos resta lamentar a falta de boa vontade daqueles que podem resolver esta situação.

antonio pedro de souza jijoca ce

08/05/2013

na minha opinião, um país que possui recursos tecnológicos para descobrir o pré-sal também possui recursos para retirar água dos lençóis subterrâneos; e esse projeto de desviar o rio São Francisco só favorecerá os fazendeiros ricos!

Leticia 14 anos - Rio de Janeiro/RJ

12/05/2013

Gente estou fazendo um trabalho sobre isto. Não vamos ficar assim “ Há coitadinhos´´ VAMOS AGIR temos que colaborar também!!!

Sophie

15/05/2013

a seca no nordeste muito grandes devemos olha isso e resolver o problema do nosso pais.nao deixa as plantas morrer os animais nem os agricultor desempregados que e da plantação que eles vive.

maria tamires silva bezerra

18/05/2013

Nossa a cada ano que passa, percebemos que o mundo esta acabando!!! O que é isso meu povo, vamos ajudar aqueles que mais precisa, e vamos deixar de lado de CUIDAR UM DA VIDA DO OUTRO, hey ta na hora de nos CONSCIENTIZAR GENTE BRASILEIRA, NÃO É?

Deiise Thaiis

19/05/2013

É muito triste nós passar por isso, por uma seca terrível. sabemos que é da natureza, mas podemos nos prevenir construindo novos e gigantescos reservatórios em pontos estratégicos de nossas regiões! mas isso tem que ser cobrado de muitos miseráveis que se candidataram e se elegeram com o nosso voto. ladrões, golpistas e descarados que na hora do voto é uma santidade. depois que ganha nas eleições, se mudam com a família toda para ter uma boa vida na capital, comprando tudo que há de melhor. etc. enquanto votarmos em qualquer um, ficaremos sem esses investimentos. quero que todos os brasileiros tome atitude de chegar na cara de um candidato e dizer: se nós votarmos em você, e você ser eleito e não fizer nada, vamos te dar uma surra, por fogo na tua casa, e te expulsar da cidade! daí quero ver quem é o cabra de má intenção que vai se candidatar a vereador, prefeito deputado…

Diogo Roscha Freitas Fagundes Araújo Sertanejo

12/06/2013

SÓ QUEM SABE O QUE É VIVER NUMA TERRA ÁRIDA COMO A DO MEU NORDESTE E QUEM VIVEU LÁ. OS BENEFÍCIOS COMO DESVIO DO RIO E OUTROS ANUNCIADOS PELO PODER PUBLICO MUITAS VEZES NÃO CHEGAM A QUEM REALMENTE NECESSITA QUE O PEQUENO AGRICULTOR QUE VIVE DA TERRA E DA PEQUENA CRIAÇÃO DE GADO E OUTROS ANIMAIS.
FUGI DESSA TERRA HOSTIL QUANDO CRIANÇA MAS NÃO ESQUEÇO DAS CRIANÇAS QUE NÃO VI CRESCER POR BEBER AGUA QUE MAIS PARECIA LAMA, NÃO TÍNHAMOS OUTRA OPÇÃO ERA BEBER OU MORRER DE SEDE. MAS E SEMPRE ASSIM QUANDO TEM UMA ESTIAGEM OS POLÍTICOS FAZ AQUELA ENCENAÇÃO E DEPOIS ESQUECE. TENHO PARENTES QUE PARA NÃO VER O GADO MORRER DE FOME MUITAS VEZES DEIXA DE SE ALIMENTAR PARA COMPRA COMIDA RAÇÃO, E MAIS ENFRENTAM LONGAS JORNADAS PARA CONSEGUI.
O SERTANEJO E ACIMA DE TUDO UM GUERREIRO TEIMOSO QUE TEIMA EM CONTINUAR NO SEU TORRÃO.
BRASIL UM PAIS RICO E COM TANTA TECNOLOGIA EM ALGUMAS ÁREAS MAS NÃO “CONSEGUI”FAZER COM QUE UM POVO QUE AMA SUA TERRA NATAL SOFRA DE UM MODO TÃO PRIMITIVO, E RUDE , CRUEL DESUMANO VER OS ANIMAIS PADECENDO SEM TER O QUE COMER E AGUA PARA BEBER.
AGORA EM ALGUNS LUGARES ESTAMOS VIVENDO O QUE SE CHAMA DE SECA VERDE ( QUANDO CHOVE SÓ O SUFICIENTE PARA TER PASTO, MAS NÃO ACUMULA AGUA,TEM LUGARES NEM ISSO)

NO BRASIL EXISTEM MUITAS INDUSTRIAS, UMA DELAS E MUITO LUCRATIVA A DA SECA.
NÃO TORÇO POR NENHUMA SELEÇÃO NA COPA POIS O MEU BRASIL NÃO SE RESUME A UM CAMPO E ALGUMAS PESSOAS QUE LUCRAM COM ISSO ENQUANTO OUTROS VIVEM A MERCÊ DA NATUREZA.
“VIVA O BRASIL, A COPA DA FEDERAÇÃO E A COPA DO MUNDO”

SONIA MARIA ,PATRIOTA NÃO IPOCRITA

19/06/2013

O Nordeste dispõe de vários aquíferos essa historia de seca se fosse num pais serio se ria coisa do passado.Já se tem tecnologia para resolver o problema ,é só uma questão política

CHAGAS CARDOSO

07/12/2013

Meus país são retirantes, vieram do sertão da Bahia, para sobreviverem à terrível seca e fome da região.
Isso é vergonhoso…enquanto isso altos investimentos na estrutura que envolve a Copa do mundo, num país onde seu povo morre por falta d’agua, alimento e tantos outros serviços básicos!!!

Antonio

19/12/2013

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estamos passando pela 124a. Secas dos últimos 500 anos, sem haver ação dos políticos e governantes – para resolver os problemas desta natureza, apesar das explicações de que elas não se justificam Mais – no século 21 com os recursos tecnológicos existentes e comprovados – no deserto da Argélia, com chuvas das nuvens acionadas pela tecnologia.

Falta apenas boa vontade, determinação e consciência para a solução dos problemas resultantes das secas que devastam o Nordeste-BR e outras regiões do Planeta, onde a Fábrica das Secas constitui motivo para a riqueza de alguns, em prejuizo das maiorias pobres e humildes.

Se alguém duvidar desta consideração – Veja O Que vem sendo feito no deserto da Argélia, desde 2005 pela Fundação Desert Greening: mais de 600 agricultores plantando e colhendo nas terras banhadas pelas chuvas!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
88888888888888888888888888888888888888

Arlindo Freire

25/03/2015

minhas vacas morreram tudo com fome por causa da seca e meu alazão tambem,minhas prantasão ta tudo secas tou muito triste com isso

paula tejando

13/05/2015

Abrimos poços Artesianos e Semi Artesianos:

Furamos poços artesianos em todos os estados do Brasil entre 5 a 100 metros:

O serviço – O nosso serviço é exclusivamente abrir o poço artesiano, é a perfuração do poço em si. Todavia, fazemos também a o serviço ligação de bombas manuais, ou elétrica, mas esse é um serviço a parte.

O Tempo de perfuração – O tempo do serviço vai variar de acordo com o tipo de solo e da quantidade de metros a serem perfurados, pode demorar de 1 até 10 dias. Normalmente entre 1 a 3 dias.

O deslocamento – Será acrescentado no valor do serviço 75,00 a cada 100 km percorrido; 1000 km = 750,00 de acrescimo.

A hospedagem – O lugares a serem feitos o serviço acima de 150 km de nossas residências, será acrescentado a hospedagem, por conta do contratante, incluindo: água, comida e pernoite.

O risco de não achar água ate 100 metros é do cliente. O preço do serviço será o mesmo! Mas, normalmente, antes dos 50 metros, já se encontra água.

Os preços – O prepo do serviço de perfuração de poços artesianos não depende do tempo do serviço e sim dos metros a serem furados independente do grau de dificuldade:
Preço da perfuração para dentro da grande Belo Horizonte até 150km do nosso ponto base:
01 a 20 metros – R$2.000,00 (Perfuração fácil)
21 a 40 metros – R$4.000,00 (Perfuração tranquila)
41 a 50 metros – R$5.000,00 (Perfuração difícil, mas administrável)
51 a 70 metros – R$ 7.000,00 (Perfuração difícil)
71 a 100 metros – R$10.000,00 (Perfuração complicada)
101 a 200 metros – R$20.000,00 (perfuração dificílima e especializada).
Contatos: [email protected]; whattsapp: 31-9.9853-8321

jrb brit

28/06/2016

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.