Recomendações Internacionais para Estatísticas da Água

Notícias | 05.11.12 | Nenhum Comentário

Brasil discute Recomendações Internacionais para Estatísticas da Água

A Agência Nacional de Águas (ANA), a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram nos dias 30 e 31 de outubro, na sede da ANA, em Brasília, para debater as Recomendações Internacionais para Estatísticas da Água. As discussões fazem parte do Seminário Técnico Contas Econômicas Ambientais da Água.

Durante o evento, as três instituições têm o objetivo de se apropriar dos conceitos e metodologias das Recomendações Internacionais para Estatísticas da Água, que são uma publicação da Divisão de Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, os participantes do Seminário buscam nivelar os conhecimentos das equipes com ênfase nas estatísticas de quantidades, estoques e fluxos, além de suas interfaces com o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. 

Comitê das Contas Econômicas da Água

Em 31 de maio o Brasil instituiu o Comitê das Contas Econômicas da Água, cujo objetivo é elaborar as contas econômicas ambientais da água, segundo a metodologia adotada pela Comissão de Estatística da Organização das Nações Unidas (ONU), considerando as recomendações e boas práticas internacionais sobre o tema.

Para que o Comitê das Contas Econômicas da Água fosse instituído, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão levaram em consideração a necessidade de se acompanhar e monitorar as interações entre a economia e os recursos hídricos em virtude da importância da água para o desenvolvimento de atividades econômicas. 

Além dos dois ministérios, representantes da ANA e do IBGE integram o grupo. Por sua parte a Agência já vem desenvolvendo estudos sobre o panorama dos recursos hídricos do Brasil – o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – que servirão de insumo para que o Instituto possa fazer a contabilização sobre os impactos econômicos da água.

Recomendações Internacionais para Estatísticas da Água

As Recomendações Internacionais para Estatísticas da Água (IRWS) – The International Recommendations for Water Statistics –  foram desenvolvidas pela Divisão de Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) no intuito de ajudar a fortalecer os sistemas nacionais de informação para a água em apoio ao projeto e políticas da Gestão Integrada de Recursos Hídricos  (GIRH) . 

As IRWS contêm diretrizes para a amostragem, compilação e divulgação de estatísticas comparáveis internacionalmente , incluindo uma lista acordada de itens de dados para obter indicadores dentro de um quadro conceitual coerente com o SEEA-Water (System of Environmental-Economic Accounts for Water )

Para acesso às recomendações, clique em um dos links abaixo :

IRWS-Spanish

IRWS-English

Texto: Ascom/ANA , com complementos do Grupo Acqua

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.