Enchente Manaus - Acqua

Notícias | 28.04.12 | Nenhum Comentário

Manaus decreta Situação de Emergência devido a Cheia dos Rios

Se o rio continuar a subir, a Defesa Civil calcula que mais de 3,6 mil famílias devem ser afetadas pela enchente. Em onze bairros da capital amazonense, áreas alagadas podem prejudicar aproximadamente 18,3 mil pessoas.

A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência devido à cheia dos rios no município. O nível do Rio Negro alcançou 29,96 metros, considerado o limite máximo e limite de risco do rio.

Assinado nessa sexta-feira (27) pelo prefeito Amazonino Mendes, o decreto permite que a prefeitura entre em residências para prestar socorro mesmo sem autorização do dono e desapropriar propriedades particulares em áreas de risco. A situação de emergência tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 180.

O plano emergencial municipal prevê construção de pontes, distribuição de remédios e concessão de auxílio no valor de R$ 400 para famílias afetadas.

O Serviço Geológico do Brasil, que monitora o nível dos rios, fez o primeiro alerta no início do mês e a expectativa é que Manaus enfrente uma das piores cheias dos últimos anos.

No texto publicado no Diário Oficial, o prefeito Amazonino Mendes (PDT) cita “iminente ocorrência de desastre natural e humano em diversas áreas” e que “serviços de meteorologia alertam que a cidade de Manaus enfrentará uma das maiores enchentes já registradas em toda a história”.

As fortes chuvas que ocorrem perto das nascentes do rio Negro nas últimas semanas fizeram com que o nível atingisse 29,02 metros. Essa já é a 11ª maior enchente em 110 anos e se aproxima da marca histórica de 29,77 metros, registrada em 2009, segundo o Serviço Geológico do Brasil, órgão federal que monitora dos rios da Amazônia.

Fonte : Agência Brasil
Imagem : Alberto César Araújo – AE


Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.