SECA NA BAHIA - ACQUA

Notícias | 02.04.12 | 1 Comentário

Bahia sofre efeitos devastadores com seca mais longa dos últimos 30 anos

Nos pastos, pouca comida. O capim já secou. O gado está morrendo de fome. Há escassez de água até no subsolo. Poços artesianos secaram.

Na região de Irecê, a que mais produz feijão no nordeste, as perdas na lavoura passam de 80%. Há escassez de água até no subsolo. Poços artesianos secaram. Os que ainda funcionam já dão sinais de que também estão se esgotando.

“Se daqui até o dia 10 de abril não chover, pode levantar as mãos para o céu e pedir a Deus que tenha piedade de nós”, conta o agricultor Assunção Fraga.

Na barragem de Mirorós uma reserva acumula 170 milhões de metros cúbicos de água. O lago se espalhava por quinze quilômetros. Encolheu tanto que não passa de três quilômetros.

“Desde que foi inaugurada, há 28 anos, essa barragem nunca desceu 33 metros. Está muito abaixo até do limite mínimo previsto na régua de medição. Hoje, o reservatório tem apenas 8% do volume normal. Se descer mais três metros o abastecimento da região entra em colapso”

“Nós temos que ter agora essa prioridade para o abastecimento humano, sob pena de interrupção total do fornecimento em no máximo 6 meses.”, disse o gerente da Embasa, Raimundo Neto.

São 14 cidades atendidas pela barragem. Na maioria dos povoados da área, água, só dois dias da semana. O canal que abaste a produção irrigada logo vai secar e o fornecimento para os 220 lotes do projeto já foi cortado.

Dos 417 municípios da Bahia, 186 já decretaram situação de emergência. São mais de 2 milhões de baianos sofrendo com a falta de chuva.

Veja o vídeo e a Reportagem Completa no site do Jornal Nacional

1 Comentário

isso é uma vergonha
pois poderia ter feito a adutora do rio São Francisco para a região
e nos Baianos ñ estariamos passando por isso
nos é que sofremos com tudo isso

Tais

03/04/2012

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.