Prof. Dr. Antenor Aguiar, Coordenador do Grupo Acqua, UFS.

Notícias | 09.12.11 | Nenhum Comentário

Aula inaugural marca início do curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos

Começou no início do mês de dezembro de 2011 o Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo Acqua. A aula inaugural foi dada pelo superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, às 15h, no Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Didática II, da própria universidade.

Na aula, Ailton Rocha destacou as ações da Semarh na área de recursos hídricos. Enfatizou a criação do Programa Águas de Sergipe; implantação da Rede Hidrometeorólogica; a consolidação do sistema de gestão participativa (comitês de bacia e conselho); implantação do Programa Preservando Nascentes e Municípios; coordenação do Projeto de Gestão Integrada de Águas Urbanas; consolidação do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos; Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos; consolidação da outorga do direito de uso de recursos hídricos; criação do Fórum Sergipano do Comitê de Bacias; criação dos Comitês dos Rios Piauí e Japaratuba, reforma e ampliação do Sistema Integrado de Adutoras do Alto Sertão e Sertenaja, como também abordou sobre a realização do Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, a Semarh proporciona o curso de Pós-Graduação junto a UFS preocupada com a formação de quadros profissionalizados na área de recursos hídricos e na gestão do sistema, e consciente da importância da capacitação de técnicos para a gestão integrada dos recursos hídricos e ambiental. Revela que a Semarh procurou, no âmbito estadual, a parceria de uma instituição que combinasse suporte legal (Resolução nº 06/85 que regulamenta o Programa de Pós- Graduação), tecnológico, pedagógico e de infraestrutura física capaz de atender aos objetivos propostos.

Uma das alunas do curso, Ismeralda Barreto, comemora a realização do curso. “Saber que esse curso foi retomado é de extrema importância para nós técnicos do Estado que estávamos contando com mais essa formação em Gestão de Recursos Hídricos. Outro ponto importante é que o próprio Estado vai precisar em um futuro breve desses especialistas, já que o mesmo precisa de técnicos com essa formação”, revela.

O Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente tem carga horária de 420 horas e é direcionado para 34 especialistas que atuam nos mais diversos setores, especialmente no Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos.

Texto e Fotografias : Semarh

Deixe seu Comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.